sexta-feira, 1 de julho de 2011

Descaso com a Saúde Pública

O artigo 196 da Constituição Federal deixa claro que saúde é direito de todos e dever do Estado. Isso permanece na teoria, porque na prática o SUS não garante muita coisa. O Brasil tem um sistema de saúde que não atende a totalidade da população, em especial a de baixa renda. A falha está no maldito sistema, o ministério manda dinheiro pra o estado e o estado manda dinheiro pro município fazer uma boa obra. Agora o dinheiro que sai em mala, chega aqui em pacotinho. Cada um passa a mão, tira seu “precioso” e o povo fica com a sobra da comida.

O resultado disso é a falta de equipamentos, a falta de médicos e até mesmo a falta de medicamentos. E a população que se ferre, como sempre acontece. Quem nunca encontrou no hospital sei lá, alguém com a pressão alta, ou com uma crise asmática e teve que ficar HORAS esperando no banco. Eu fico P da vida, porque cada brasileiro paga em média 4 meses de trabalho no ano, só de imposto. E na hora de recorrer ao mais primordial dos atendimentos públicos, passa sufoco. Acredito que se o brasileiro pegasse o dinheiro desses quatro salários do ano, ele poderia tranquilo pagar um hospital particular e ter um melhor atendimento e não somente isso, mais daria pra fazer muita coisa que o Estado sozinho não faz! O lixo disso tudo é a corrupção nesse país, é essa corrupção que está consumindo o poder político brasileiro como nunca visto na história. Quer dizer, corrupção sempre teve, mais agora tá na moda. O engraçado é que esses profissionais de saúde, além de mal remunerados tem que fazer milagre, com a falta de medicamentos para o paciente que vai embora com o mesmo problema, e o médico fica no hospital tentando se virar com o que tem. Agora se um profissional da saúde, o próprio médico, por exemplo, cobra de um político melhores condições de trabalho, o mesmo tem a cara de pau de responder que quem quis ser médico foi ele, agora ele que se vire. É esse o infeliz que tem realmente o poder pra mudar alguma coisa na história, e é ele que diz NÃO pra melhoria de estudo, porque se um médico parar de trabalhar e fizer greve, morre gente. E o Estado faz questão de mostrar pra mídia que os médicos são quem não querem atender os pacientes, e depois disso a população se revolta com quem? Com os políticos? NÃO! É sempre o médico que se ferra! Mas existe também aquele tipo de médico político, é o que mais vemos em nossa região, usando como forma de politicagem para suprir essa "deficiência" do povo de não raciocinar, não saber o que é de direito, eles então receitam e ganhar uns votinhos. Isso para eles é muito mais fácil além de ganhar do SUS ainda ganha um voto e essa é uma realidade que eles não vão mudar porque é inviável. A solução disso tudo não está em criar novos hospitais, colocar novos profissionais, pintar e organizar os hospitais. A solução disso tudo é REFORMULAR O SISTEMA, dar realmente a sentença de prisão pra o corrupto, botar a merda desse sistema pra funcionar. Eu não estou querendo dizer que o SUS tem que acabar, porque defendo totalmente o sistema publico brasileiro na teoria, o problema é na prática que esses marginais políticos que compõe o poder acabam com a verba destinada à saúde.

Naely Siqueira, apoio: Carlos Henrique e Felipe Diniz (mimôi).

2 comentários:

  1. Os políticos devem tomar vergonha porque eles não estão lá pra prestar favor e sim obrigações...É isso aew Naely!!!

    ResponderExcluir
  2. escolher com consciência quem botar no governo seria o inicio de um sistema reformulado, mas o brasileiro num sabe nem qual é a função de um senador, ou de um deputado...

    parabéns Naely, o blog tá muito legal

    ResponderExcluir